Aviso para verificar os dados da base de dados Whois

0
306
views

whois webtuga
Recebeu um e-mail com o assunto “Aviso para verificar os dados da base de dados Whois” e não sabe do que se trata? Não se preocupe, nós explicamos.

Este e-mail é enviado todos os anos de forma automática pela Registrar para os titulares de domínios de topo genéricos (.com, .net, .org, etc) de forma a que estes verifiquem se os dados de WHOIS dos seus domínios estão correctos ou se necessitam de alguma actualização. Esta notificação faz parte da “Whois Data Reminder Policy” definida pela ICANN.

Muitas das vezes os dados associados aos contactos dos domínios podem sofrer alterações, como por exemplo no caso da mudança de titular do domínio, em situações de mudança de residência ou alteração do endereço de e-mail do titular do domínio.

A ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers / Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), responsável por definir as políticas da atribuição de domínios de topo, exige que os dados dos contactos de um domínio sejam válidos e estejam actualizados. Caso esta situação não se verifique, os domínios poderão ser suspensos e inclusivamente removidos.

Os dados dos contactos dos domínios são disponibilizados publicamente na base de dados WHOIS, à excepção dos domínios em que os subscritores utilizam serviços de Protecção de Privacidade (ID Protection, Whois Privacy, Privacy Protection, etc).

Para confirmar se os seus dados estão correctos, poderá utilizar a ferramenta de Whois disponibilizada pela WebTuga. Se os seus dados estão correctos e não sofreram qualquer alteração, não necessita de se preocupar e bastará ignorar a notificação, uma vez que está no cumprimento da política aplicável.

No entanto, se verificar que os dados presente no WHOIS não estão correctos ou actualizados, deverá proceder à actualização dos mesmos.

Se o seu domínio foi registado junto da WebTuga, deverá seguir os passos abaixo para alterar/actualizar os dados do Contacto:

  1. Aceda à sua Área de Clientes e efectue autenticação com a sua conta de cliente;
  2. Navegue até ao menu Domínios > Os Meus Domínios
  3. Na listagem de domínios, clique no botão “Gerir Domínio” referente ao domínio para o qual pretende actualizar os dados
  4. Uma vez na página individual do domínio, deverá clicar na aba “Ferramentas de Gestão > Informações de Contacto
  5. Efectue as alterações necessárias nos dados de contacto e clique no botão “Salvar Alterações

Para quaisquer esclarecimentos adicionais não hesite em contactar-nos!