[Scam] Domain Renewal Group – Carta para Renovar Domínio

Pelo que apuramos, uma empresa chamada “Domain Renewal Group” conhecida por práticas de SCAM (fraude) relacionada com serviços de registo e renovações de domínios, entrou em contacto com um dos nossos clientes com uma carta para a renovação do seu domínio. Apesar de conhecermos este tipo de casos devido a relatos em comunidades e blogs na Internet, esta é a primeira vez que temos conhecimento de que um dos nossos clientes tenha sido contacto por tais entidades.

A entidade em questão (Domain Renewal Group) pertence a um grupo de empresas conhecidas publicamente por esta prática, sendo uma das mais conhecidas a “Domain Registry of America” (DRoA), devido aos casos de burla.

A carta enviada por correio tradicional é dirigida ao contacto administrativo presente na base de dados WHOIS e está escrita em Inglês, assemelhando-se bastante a uma factura, sendo assim bastante fácil que alguém caia na armadilha.

Na carta a empresa indica a necessidade de transferir e renovar o seu domínio, no entanto poderá verificar que o valor é muito mais elevado de que se o renovar normalmente pela WebTuga.

Caso responda a esta carta, o seu domínio será transferido para a Domain Renewal Group e irá pagar o preço exorbitante de 28€ anualmente para a renovação do domínio. Para além disso a empresa indica outros domínios que lhe possam interessar, relacionados com o domínio principal.

Abaixo segue uma lista de nomes com que esta empresa opera:

  • DRoADomain Registry of America
  • DRoCDomain Registry of Canada
  • DRoEDomain Registry of Europe
  • Domain Renewal Group
  • NameJuice
  • Wild West Domains
  • BRANDON GRAY INTERNET SERVICES INC

Estas empresas utilizam métodos pouco éticos para transferir o seu domínio para a sua posse e posteriormente cobram taxas de renovação elevadíssimas.

Caso tenha recebido uma carta de uma destas entidades ou outra entidade que não seja a WebTuga, deverá reportar-nos a situação para que possamos verificar e tirar as suas duvidas. Deverá ter o cuidado em nunca fornecer o código de transferência do seu domínio (EPP Code/Auth Code) a uma entidade terceira em que não tenha 100% confiança.

Para sua protecção e para proteger o seu domínio, deverá ignorar este tipo de correspondência e em caso de duvida entrar em contacto connosco como fez o nosso cliente que nos reportou esta situação.

As entidades acima indicadas já foram por várias vezes alvos de processos judiciais na América e no Canada, poderá verificar mais informações abaixo:

Com algumas pesquisas pelos nomes das entidades nos motores de busca poderá também encontrar bastantes queixas acerca dos métodos utilizados e das taxas cobradas pelas empresas.

Relembre-se que a WebTuga irá enviar várias notificações via e-mail alertando-o para a renovação do seu domínio e será gerado automaticamente um documento de pagamento para a renovação caso este tenha a renovação automática activa. Não terá que transferir o seu domínio para qualquer outra entidade, tal como é indicado na carta enviada por estas empresas.

  • Pingback: Modelos de negócio web errados

  • João Carvalho

    Por aqui tb já calhou, a coisa de uns 4 dias recebi a dita carta, está guardada lá em casa, não é todos os dias que se recebe uma carta do estrangeiro :)

  • AnaMariaBaptista

    Recebi agora uma carta destas também. Estranhei primeiramente o facto de ter recebido uma carta da América, quando o registei numa empresa portuguesa, e ainda por cima com sede em Londres… Vou denunciar no facebook para que não haja quem se lembre de pagar sem olhar com olhos de ver para esta vigarice. Obrigada pelo post! 

  • Pingback: ICANN alerta para esquema de venda de certificados fraudulentos - Alojamento Web