WebTuga e o World IPv6 Launch

0
121
views

O que é o IPv4 e o IPv6?

O IPv4 é a versão original e utilizada actualmente do Protocolo de Internet (Internet Protocol), que permite que todos os dispositivos ligados à rede Internet possam comunicar entre si.

Este sistema funciona como os números de telefone, em que para que uma pessoa possa contactar outra tem que digitar o número referente a esse contacto no seu telefone. No caso da Internet, para que um computador, telemóvel ou outro dispositivo possa comunicar com outro, este utiliza o endereçamento de IP.

Quando a rede Internet foi desenhada, achava-se que os 4 biliões de endereços IPv4 possíveis seriam suficientes para sustentar a rede para sempre, no entanto com o aumento significativo de dispositivos móveis com ligação à Internet nos ultimos anos, verificou-se que rapidamente os endereços de IPv4 seriam insuficientes e levariam a uma exaustão do protocolo IPv4.

Para evitar essa situação, desenvolveu-se um novo protocolo de Internet chamado IPv6 com a possibilidade de expandir o número de endereços a 340,282,366,920,938,463,463,374,607,431,768,211,456. Sim, são 340 triliões de triliões de triliões de endereços possíveis.

Porque é que o IPv6 é importante?

A criação de um novo protocolo de IP como o IPv6 e transição do IPv4 para o mesmo, permitirá um crescimento continuo da Internet e que novos dispositivos se possam conectar à rede comunicando entre si.

O que é o World IPv6 Launch?

A Internet Society tem vindo a preparar o lançamento do IPv6 com alguns dos sites mais visitados na Internet, encorajando a que os ISPs preparem as suas infra-estruturas para a transacção do IPv4 para IPv6.

No dia 6 de Junho de 2012, dia mundial para o lançamento do IPv6 (World IPv6 Launch) o objectivo estabelecido é que esses sites e ISPs mantenham permanentemente o acesso via IPv6 activo e preparem a transição do anterior protocolo.

WebTuga e o IPv6

A WebTuga tem acompanhado o desenvolvimento da implementação do IPv6, tendo participado no World IPv6 Day em 2011 e também no World IPv6 Launch, mantendo o seu site principal acessível via IPv6 e possibilitando que os seus clientes com servidores dedicados/virtuais/cloud possam também testar a implementação deste novo protocolo.

Junto dos nossos parceiros oficiais temos feito um esforço adicional para que hajam progressos no sentido da implementação do IPv6 em dual-stack, mantendo os serviços a funcionar também em IPv4.

Neste momento o nosso site encontra-se a funcionar em IPv6, no entanto existem ainda alguns serviços dependentes de terceiros que necessitam de melhorias neste sentido.

O endereço de IPv6 actual do site webtuga.pt é 2001:4cc0:200:1c::cafe, pelo que poderá testar o acesso caso já tenha uma ligação preparada com IPv6.