Pingdom oferece o que já tinhamos (Twitter)

0
115
views

PingDom

O Pingdom, serviço de monitorização do estado de um servidor ou site, permite agora que as notificações de alterações de estado (Down/UP) sejam enviadas para uma conta Twitter via Reply ou Direct Message.

Esta é uma grande novidade para alguns, mas não para nós no WebTuga. No WebTuga já estávamos a utilizar um sistema semelhante. Actualmente todos os nossos serviços são monitorizados externamente tanto pelo Pingdom, como pelo BinaryCanary.

Ambos estes serviços enviam notificações por SMS e Mail, no entanto a ideia de integrar as notificações com o Twitter já tinha sido analisada pela nossa equipa.

Mesmo sem que o Pingdom ou o BinaryCanary fornecessem esta opção, nós criamos um sistema que nos permitia receber as notificações via Direct Message no Twitter, tudo isto feito da seguinte forma.

Foi configurado um e-mail para receber as notificações, mas este e-mail em vez de funcionar como uma caixa de correio normal, funcionava como um pipe, que redireccionava todos os e-mails para um script PHP que lia o conteúdo do e-mail e conforme o conteúdo analisado, enviava as notificações via Direct Message pelo Twitter através da conta @webtugahosting.

Desta forma foi-nos possível integrar a API do Twitter e a API de uma Gateway SMS e desta forma receber as notificações de downtimes pelo telemóvel.

Chegamos também a utilizar o serviço TweetaPorSMS, no entanto havia um delay na fase de entrega da SMS, mas agora com o serviço Premium talvez seja uma opção a ter em conta.

De qualquer forma, agora o Pingdom oferece esta opção de raiz. Apesar disso o nosso pipe continuará em funcionamento, pois estamos sempre a ter mais ideias para dar uso a este pipe.