Instalar o Webmin no servidor

0
431
views

Webmin

Neste guia vamos ajudá-lo a instalar o software de gestão de servidores Webmin no seu servidor virtual ou dedicado. O Webmin é uma interface web que lhe permite a administração de um sistema Unix. Desta forma, utilizando apenas o seu browser poderá criar contas de utilizador, alterar definições do Apache, efectuar mudanças nos DNS, criar partilha de ficheiros e muito mais.

Com o Webmin já não irá necessitar de alterar ficheiros de configuração manualmente, deixando-o gerir as configurações mais importantes através da interface web.

Instalar o Webmin

Antes de efectuar a instalação do Webmin, deverá certificar-se que o seu sistema já tem o Perl 5 instalado. Normalmente o Perl já vem instalado nas distribuições na /usr/local/bin/perl ou /usr/bin/perl.

Agora que já se certificou que o Perl 5 está instalado, deverá efectuar o download do pacote de instalação da ultima versão do Webmin (neste caso é o Webmin 1.520). Execute o seguinte comando no terminal:

1
wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin-1.520.tar.gz

Quando descompactado, o pacote de distribuição do Webmin irá criar uma sub-directoria chamada webmin-1.520 na directoria actual. Uma vez que as mais recentes versões do Webmin suportam a instalação numa directoria à sua escolha, poderá escolher uma pasta como por exemplo /usr/local/webmin. Depois execute os seguintes comandos na directoria onde colocou o ficheiro webmin-1.520.tar.gz:

1
2
3
4
[root@webtuga /tmp]# gunzip webmin-1.520.tar.gz
[root@webtuga /tmp]# tar xf webmin-1.520.tar
[root@webtuga /tmp]# cd webmin-1.520
[root@webtuga /tmp/webmin-1.520]# ./setup.sh /usr/local/webmin

No ultimo comando, será executado o ficheiro de instalação do Webmin setup.sh que lhe vai colocar as seguintes questões durante a instalação:

  • The Webmin configuration directory (Pasta de configuração do Webmin)
    Esta será a directoria onde toda a informação de configuração do Webmin será guardada. Esta directoria é separada da pasta de instalação do Webmin para que as configurações se mantenham a salvo quando necessário efectuar upgrades.
    Esta questão será a única a ser feita caso indique uma pasta de configuração de uma instalação anterior.
  • The Webmin log directory (Directoria de Registos do Webmin)
    A localização dos ficheiros de registo do apache webserver e pid.
  • The full path to perl on your system (Pasta do binário executável do Perl)
    Deverá indicar aqui o caminho completo para o ficheiro executável do Perl, normalmente está localizado em /usr/bin/perl ou /usr/local/bin/perl.
  • Your Operating system type (Tipo de Sistema Operativo)
    Em algumas versões do Webmin, esta questão apenas é colocada se o sistema operativo não for detectado automaticamente. O script de instalação irá mostrar uma lista de sistemas suportados. Caso o seu sistema operativo não esteja na lista, poderá tentar escolher o mais compatível, no entanto deverá ter em conta que caso o sistema operativo não seja suportado, poderá ter vários problemas com a ferramenta.
  • Web server port (Porta do Servidor Web)
    Deverá neste passo indicar a porta em que o servidor Web do Webmin vai funcionar.
  • Web server login and password (Password e Login do Servidor Web)
    Aqui deverá indicar o nome de utilizador e a password utilizados para aceder ao servidor Webmin.
  • Web server hostname (Hostname do Servidor)
    O Hostname do servidor onde o Webmin vai ser executado.
  • Use SSL (Utilizar SSL)
    Esta questão apenas será colocada se as bibliotecas SSL do Perl estiverem correctamente instaladas.
  • Start Webmin at boot time (Iniciar o Webmin ao efectuar boot)
    Se o seu sistema operativo suportar, o Webmin irá perguntar se deseja que este inicie automaticamente ao arrancar o sistema operativo.

Aceder ao Webmin

Assumindo que respondeu a todas as questões colocadas correctamente, o servidor do Webmin será iniciado e o script de instalação irá fornecer-lhe um URL para aceder. Normalmente o endereço de entrada no Webmin é o IP do servidor seguido da porta 10000 (http://enderecoip:10000). Insira esse endereço no seu browser e coloque os dados de login que escolheu ao efectuar a instalação do Webmin. Assim que efectuar login no seu browser, irá entrar na página principal do painel Webmin.

A instalação está agora concluída e poderá explorar agora a ferramenta e configurar os serviços de uma forma mais detalhada através da interface web. Abaixo deixamos ainda alguns comandos que poderão ser úteis para a utilização do Webmin.

Como reiniciar o Webmin?

Caso seja necessário, poderá reiniciar o Webmin através do seguinte comando no Terminal:

1
/etc/init.d/webmin restart

Como parar o Webmin?

Para parar o serviço Webmin, poderá executar o seguinte comando:

1
/etc/init.d/webmin stop

Como iniciar o Webmin?

Se por alguma razão o Webmin falhar, ou necessitar de o iniciar manualmente, pode utilizar este comando:

1
/etc/init.d/webmin start

Alterar password do Webmin

Caso necessite de alterar a password de acesso ao Webmin, existe um script em Perl que poderá executar através da linha de comandos que lhe permite efectuar essa operação:

1
./changepass.pl /usr/local/webmin root novapassword

Theme para o Webmin

A aparência original do Webmin é bastante básica, existe no entanto disponível um theme com uma interface gráfica “à la Apple” que tornará o Webmin bastante mais atractivo. Poderá encontrar esse theme aqui.