A nossa prioridade fixa-se em providenciar um serviço de suporte de qualidade e com um uptime elevado, sendo para tal necessário efectuar uma monitorização activa de toda a rede, servidores e serviços que correm nos mesmos.
Desta forma conseguimos detectar qualquer problema que exista e muitas das vezes intervir antes que este cause algum incómodo ou até mesmo danos para o cliente.
Quando um cliente subscreve um serviço connosco, pretende que o seu site esteja sempre online e em bom funcionamento e é por isso que uma das nossas preocupações e objectivos é garantir a estabilidade e resposta dos serviços.
Até agora a WebTuga apostou no serviço PingDom para a monitorização de rede, no entanto, uma vez que este sistema não nos permite monitorizar todos os aspectos da nossa rede, foi necessário proceder à implementação de uma solução mais avançada e que nos permitisse obter todas as informações sobre o estado da nossa rede com intervalos de tempo bastante reduzidos. Com esta nova solução mantemos uma monitorização com intervalos de 1 minuto, de modo a resolver todos os imprevistos que esporadicamente possam acontecer em tempo útil e de forma não causar problemas nem preocupações aos nossos clientes.
Com sistema de verificação individual e em tempo real para todos os diferentes serviços associados a cada servidor/serviço, o Icinga foi a solução ideal que encontramos para monitorização activa, sendo esta solução um fork do Nagios 100% opensource.
O Icinga permite-nos um maior controlo sobre o que podemos monitorizar, seguem abaixo algumas das vantagens da implementação deste sistema:
- Alertas por SMS;
- Elevação de Alertas – Permite-nos definir hierarquias de notificações (quem recebe o 1º alerta, o segundo, o terceiro, etc…) e também os tempos de intervalo entre as notificações;
- Suporte MySQL, PostgreSQL e Oracle;
- Compatibilidade com configurações e plugins do Nagios;
- API robusta para integração com outras aplicações;
- Interface Web bastante simples e fácil de usar;
- Sistema de Monitorização redudante através de criação de cluster;
Todas estas funcionalidades do Icinga permitem-nos manter um serviço com disponibilidade continua e evitar ao máximo possíveis falhas do serviço. O Icinga ainda nos proporciona uma excelente diversidade de serviços que podemos monitorizar, tais como:
- HTTP
- Ping
- SMTP
- POP
- CPU Load
- Disk
- Total de processos activos / zombie
- SSH
- TCP/UDP
Vídeo Icinga
Abaixo segue um vídeo acerca da nova interface do Icinga-Web:
É com este sistema de monitorização de servidores que a nossa equipa garante que todos os serviços estão a funcionar correctamente e que os nossos clientes estão satisfeitos com a performance dos mesmos. Como seria óbvio, o sistema de monitorização está a correr numa solução dedicada fora da nossa rede para garantir que tudo é monitorizado externamente e não haver nenhuma falha nas verificações dos serviços.
Toda a nossa equipa é notificada via SMS e e-mail quando algo não está a funcionar correctamente, sendo os alertas enviados à medida que o alerta é elevado a outro nível de prioridade.
Esta política de monitorização permite-nos assim demonstrar a importância que temos na satisfação dos nossos clientes garantindo um serviço com uptime de excelência.
O que vale é que o Golias não morre!
Parabéns pela implementação.