Configurar Site e E-mails em servidores distintos

0
126
views

Ocasionalmente existem situações em que poderá pretender manter o domínio a apontar para um determinado servidor/serviço e os e-mails para outro.

Essa situação é possível de configurar, uma vez que apenas tem que definir no registo MX (Mail Exchange) da Zona DNS do domínio, qual é o servidor para onde serão entregues os e-mails do seu domínio.

Normalmente, se subscrever um plano de Alojamento Web junto da WebTuga, a zona DNS do seu domínio irá ter os seguintes registos:

Nome Tipo Prioridade Valor
oseudominio.pt. A 1.2.3.4
www.oseudominio.pt. CNAME oseudominio.pt
oseudominio.pt. MX 0 oseudominio.pt

 

Poderá alterar os registos DNS através do menu Zone Editor do painel de controlo cPanel da sua conta de alojamento.

O IP 1.2.3.4 é neste caso utilizado apenas como exemplo, uma vez que irá representar o endereço de IP do servidor onde a sua conta de alojamento foi aprovisionada.

Se pretende apontar o site para um servidor/serviço externo que tenha por exemplo o IP 5.6.7.8, apenas terá que alterar o registo A com o nome “oseudominio.pt.”.

No entanto, uma vez que o registo MX está a apontar para o registo “oseudominio.pt”, este passará também a ser entregue no servidor com o IP 5.6.7.8.

Assim, se pretender manter os e-mails a serem entregues no servidor da WebTuga, terá que se certificar que o registo MX está configurado para um Hostname referente ao nosso servidor.

Poderemos criar um registo do tipo A que poderá ter por exemplo o nome “mx.oseudominio.pt.” e tenha como valor o IP 1.2.3.4 e definir o valor do registo MX para esse novo Hostname, ficando com algo como:

Nome Tipo Prioridade Valor
oseudominio.pt. A 5.6.7.8
www.oseudominio.pt. CNAME oseudominio.pt
oseudominio.pt. MX 0 mx.oseudominio.pt
mx.oseudominio.pt. A 1.2.3.4

 

Desta forma o seu site irá apontar para o servidor com o IP 5.6.7.8, mas os e-mails serão entregues no servidor com o IP 1.2.3.4.

A mesma configuração serve para o efeito inverso, ou seja, se pretender manter o site apontado para os nossos servidores e os e-mails para um servidor externo, apenas tem que declarar o registo MX a apontar para o servidor remoto.