Configurar conta de e-mail por IMAP no Thunderbird

1
408
views

thunderbird logo

O Thuderbird é um cliente de e-mail desenvolvido pela Mozilla que lhe permite descarregar e sincronizar as suas contas de e-mail localmente.

Para além de ser um cliente de e-mail multi-língua e multi-plataforma, suportado por Windows, Linux e MacOSx, o Thunderbird tem também milhares de extensões disponíveis gratuitamente para que possa acrescentar funcionalidades ao seu cliente de e-mail.

Veja abaixo como poderá sincronizar a sua conta de e-mail no Thunderbird e gerir dessa forma facilmente as suas caixas de correio.

thunderbird-furry

  1. Abra o Thunderbird e na janela principal onde diz “Criar uma nova conta:” clique em “Correio electrónico“;
  2. O Thunderbird vai abrir uma nova janela que lhe pergunta se quer obter um novo endereço de e-mail. Uma vez que vai utilizar a sua própria conta de e-mail, seleccione a opção “Saltar este passo e usar a minha conta de correio atual“;
  3. Agora na nova janela “Configuração de conta de correio” preencha os campos solicitados, nomeadamente o seu Nome, o Endereço de E-mail e a respectiva password. Poderá ainda deixar marcada a opção “Lembrar senha” para não ter que inserir novamente. Assim que preenchidos os dados, clique no botão “Continuar“.
  4. O Thunderbird vai tentar encontrar automaticamente as informações referentes ao servidor. Para nos certificar-mos que as configurações estão todas correctas, clique por favor no botão “Configuração Manual“.
  5. Na linha de configurações “A Receber” referente ao servidor de recepção de e-mail, certifique-se que a opção “IMAP” está activa. O nome do servidor poderá ser o hostname do servidor, o IP do servidor, qualquer endereço que aponte para o servidor ou então poderá simplesmente utilizado o sub-domínio “mail.onomedoseudominio.pt“.
  6. Por padrão, o Thunderbird vai tentar utilizar uma ligação segura ao servidor, utilizando portanto a porta 993 para o servidor IMAP com autenticação por senha normal via SSL. Poderá consultar as portas dos serviços IMAP e SMTP no final deste artigo.
  7. As configurações da linha “A Enviar” referentes ao servidor de envio (SMTP) serão semelhantes, à excepção da porta que será diferente (neste caso 465 para SMTP por SSL). Deverá estar também seleccionada a opção “Senha normal” na autenticação.
  8. O nome de utilizador será sempre o seu endereço de e-mail completo.
  9. Clique agora em “Feito” para concluir a configuração.
  10. Se lhe aparecer uma janela de alerta semelhante à que aparece no vídeo aos 34 segundos, confirme que o servidor está correcto e clique em “Confirmar Excepção de Segurança“. Esta situação apenas irá ocorrer caso haja algum problema com o certificado SSL ou este seja um certificado self-signed. Nos nossos servidores de alojamento não deverá ter qualquer problema, uma vez que o servidor tem um certificado SSL válido emitido por uma CA.
  11. Já está! Agora bastará clicar no botão “Obter Correio!” e os seus e-mails serão sincronizados com o Thunderbird.

Tenha em atenção que ao contrário do protocolo POP3 em que os e-mails são descarregados e normalmente apagados do servidor após alguns dias, o protocolo IMAP utiliza o servidor como sistema central de sincronização, sendo os e-mails mantidos no servidor ao utilizar este protocolo.

Portas IMAP e SMTP

Abaixo poderá encontrar as portas nas quais operam os serviços de e-mail IMAP e SMTP. Deverá certificar-se que estas portas não estão bloqueadas na rede ou no computador onde se encontra a configurar o Outlook por nenhuma Firewall, Anti-Virus ou qualquer outro sistema de filtro de Internet.

  • Servidor IMAP: 143
  • Servidor IMAP SSL: 993
  • Servidor SMTP: 25
  • Servidor SMTP: 465

Tenha em atenção que estes serviços apenas funcionam com autenticação com os dados correctos da sua conta de correio.

  • Damasco

    Por Gentileza. Tenho várias contas de e-mail no thunderbird. Quando envio e-mails, o thunderbird sempre utiliza a conta do gmail, ou seja, envio pelo yahoo, e nos enviados aparece o mesmo e-mail no yahoo e no gmail. O destinatário recebe apenas um e-mail do gmail, mesmo que eu envie por outro. Sabe o motivo?