Alterar Registos MX de Domínio

0
483
views

Mail Exchange MX

Por vezes existe a necessidade de alojar os e-mails de um determinado domínio num servidor diferente do site, quer seja devido a ter um serviço dedicado apenas a E-mail ou apenas porque pretende de isolar ambos os serviços.

Para obter este resultado, é necessário configurar os registos MX (Mail Exchange) da zona DNS do seu domínio de forma a que estes apontem para os servidores que vão suportar os e-mails do domínio.

Deverá assim garantir que está a utilizar os nameservers padrão da WebTuga e posteriormente alterar/configurar os registos MX através do menu Domínios > Gestão DNS da sua Área de Clientes ou então através do menu “Entrada MX” (MX Entry) do cPanel.

No exemplo abaixo configuramos os registos MX do domínio “dominio.pt” de forma a que os e-mails do mesmo passem a transitar pelos servidores do Google Apps for Domains.

Registos MX
Registos MX no Gestor DNS

 

A configuração no menu Gestão DNS da sua Área de Clientes e no cPanel é bastante semelhante:

Registos MX no cPanel
Registos MX no cPanel

No cPanel, para além de configurar os registos MX, deverá ainda seleccionar a opção “Mail Exchanger remoto” de forma a que os e-mails enviados internamente pelo seu site não fiquem nas caixas do servidor local e sejam entregues no servidor remoto.

Mail Exchange Remoto
Mail Exchange Remoto

Após efectuar esta alteração, bastará aguardar pela propagação dos registos DNS e os e-mails do seu domínio passarão agora a ser entregues no servidor remoto que indicou nos registos MX.