Actualizar Joomla 1.5.x para Joomla 2.5/3.x

0
474
views

Joomla Update

Actualmente o Joomla 2.5 é a versão Long-Term Support (LTS), que se irá alongar apenas até Março de 2014, concluído assim o período de 2 anos como versão LTS (Março de 2012 a Março de 2014). O suporte a esta versão será prolongado até 31 de Dezembro de 2014, altura em que o Joomla 2.5 deixará de ser suportado e poderá não receber actualizações de segurança.

Espera-se que em Março de 2014 seja lançada o Joomla 3.5 e que este assuma então o estatuto de Long-Term Support.

Abaixo poderá ser verificado o agendamento de lançamento de versões até ao 4.5:

  • Joomla 2.5: Março 2012 (LTS release)
  • Joomla 3.0: Setembro 2012
  • Joomla 3.1: Março 2013
  • Joomla 3.2: Setembro 2013
  • Joomla 3.5: Março 2014 (LTS release)
  • Joomla 4.0: Setembro 2014
  • Joomla 4.1: Março 2015
  • Joomla 4.2: Setembro 2015
  • Joomla 4.5: Março 2016 (LTS release)

Infelizmente muitos sites utilizam ainda o Joomla 1.5, apesar do suporte oficial da comunidade para esta versão ter acabado em Dezembro de 2012, tendo a ultima versão (Joomla 1.5.26) sido lançada em 27 de Março de 2012.

Assim, mesmo não tendo sido lançada mais nenhuma actualização oficial, existem várias falhas de segurança conhecidas que afectam as versões 1.5.x, incluindo o Joomla 1.5.26, relacionadas com o gestor de upload de ficheiros, conforme poderá ser verificado na página “Security hotfixes for Joomla EOL versions“.

Se o seu site ainda utiliza o Joomla 1.5.x, deverá actualizar o mais brevemente a sua plataforma para o Joomla 2.5 ou para o Joomla 3.2. No entanto, enquanto que não efectua esta actualização, deverá implementar os patchs de segurança partilhados pelos utilizadores no Issue Tracker do Joomla no endereço anterior, ou através do repositório Joomla1.5.999 no GitHub.

Lembre-se que a actualização da sua plataforma irá trazer novas funcionalidades e um maior performance da mesma, para além de garantir uma maior segurança e o correcto funcionamento da mesma no futuro, assim que for disponibilizado o PHP 5.4 e 5.5 nos nossos servidores.

Muitos dos casos que conhecemos, os clientes não fazem upgrade/manutenção das suas plataformas, indicando que o processo de upgrade é bastante complicado e demorado, envolvendo custos demasiado altos. Alguns clientes tentam ainda justificar que se o site funcionou até agora com Joomla 1.5, não terá problemas no futuro, o que não é verdade conforme já explicamos, visto existirem falhas de segurança graves conhecidas pelo publico em geral.

Num ambiente de alojamento partilhado, necessitamos de garantir que os sistemas encontram-se estáveis e em correcto funcionamento. Apesar das nossas políticas de segurança não permitirem que um ataque a um determinado site escale a nível global para todo o servidor, verifica-se ocasionalmente que estas falhas de seguranças são utilizadas para envio de ficheiros para o site que efectuam o envio de Spam, abusam dos recursos do servidor e/ou injectam código malicioso e páginas de phishing no site, podendo prejudicar a reputação do endereço de IP do servidor e lesar dessa forma os restantes clientes alojados no mesmo.

Por esse motivo, alertamos aos clientes que têm sites alojados nos nossos servidores para a necessidade de manter actualizadas todas as suas plataformas e respectivos componentes (extensões, módulos, componentes, plugins, widgets), de forma a evitar situações menos agradáveis relacionadas com ataques ao seu site, problemas na entrega de e-mails ou suspensão do site por envio de SPAM ou consumo excessivo de recursos.

Actualizar Joomla 1.5 para Joomla 2.5!

A actualização da plataforma Joomla 1.5 para a versão Joomla 2.5 não é um processo simples para a maioria dos utilizadores.

Para além de não ser uma actualização directa, necessitando da migração dos dados devido às diferenças na estrutura de dados, o código das extensões e dos themes terão que ser alterados de forma a serem compatíveis com a nova versão.

Caso não tenha os conhecimentos necessários para efectuar este procedimento, poderá consultar a WebTuga de forma a que lhe possa ser apresentada uma proposta para a execução deste serviço.

Ao longo dos anos temos sido contactados por vários clientes para este serviço, tendo sido já efectuadas várias dezenas de migrações com sucesso.

Relembra-mos que no Joomla 2.x/3.x, a actualização da plataforma passa a ser feita de uma forma bastante mais simples, uma vez que bastará clicar num botão na dashboard da plataforma e aguardar alguns minutos pela conclusão do upgrade.

Não adie esta actualização, pois é essencial efectuar a mesma a curto prazo para evitar ataques ao seu site. Contacte-nos Já!.