A verdade sobre o Tráfego Ilimitado

Alojamento Web SSD

BandwidthO Web hosting é um mercado extremamente competitivo e nada melhor que uma boa publicidade para atrair novos clientes, neste artigo vou falar de um tema em particular, o “alojamento com tráfego ilimitado“. Existem muitas empresas que oferecem “tráfego ilimitado“, no entanto esta jogada não passa apenas de uma estratégia de marketing e que muitas vezes não é tão lúcida como muitos clientes pensam.

Bandwidth ou Largura de Banda é a transferência de dados efectuada através do seu site ou servidor. A verdade é que Tráfego Ilimitado não existe e as empresas que o praticam ou estão a fazer overselling ou então protegem-se com Termos de Serviços (ToS’s) e Políticas de Utilização Aceitáveis (PUA’s) que limitam absurdamente a utilização do serviço aos clientes.

Por outro lado, as empresas podem também limitar a largura de banda por servidor, o que vai tornar a ligação ao seu site lenta caso todos os clientes nesse servidor abusem um pouco dele uma vez que “têm” tráfego ilimitado.

Cacti

Vejamos por exemplo um caso em que em 100% das hipoteses a sua conta seria suspensa devido ao excesso de consumo de recursos.

Imagine que é programador e desenvolveu um jogo ou uma distribuição Linux por exemplo. Utilizou o bittorrent para distribuir o software, mas como os seus colegas, amigos e membros da sua comunidade se queixavam que era um pouco lento, decidiu colocar o ficheiro no seu servidor de hosting para que estes o descarregassem via HTTP.

O ficheiro do software ocupa 1GB de espaço, ou seja, cada download será 1GB de tráfego. Agora imagine que durante o software se torna popular e durante o primeiro mês 10.000 pessoas fazem download dele. São 10TB de tráfego.

O que eu relatei acima não vai acontecer… muito antes de 10.000 pessoas façam download do ficheiro da sua conta de alojamento, a sua conta já estará suspensa.

Indignado, vai contactar o suporte do seu serviço de alojamento e irá receber algumas respostas como:

  • Nos Termos de Serviço não autorizamos ficheiros com mais de 10MB;
  • Nos Termos de Serviço informa-mos que o serviço serve apenas para páginas web e não disponibilização de ficheiros para download;
  • A sua conta de alojamento está a consumir recursos (neste caso a largura de banda) em excesso (apesar de ter tráfego ilimitado)

Existem até casos de músicos ou grupos musicais que vêem a sua conta de alojamento bloqueada por partilharem as suas próprias músicas, sendo acusados pela empresa de hosting de partilharem conteúdo protegido pelos direitos de autor.

Isto acontece todos os dias e os clientes pouco ou nada podem fazer, pois as restrições estão listadas nos documentos legais.

De notar que a largura de banda estará sempre limitada, seja pela ligação do DataCenter, pelo Hardware da Datacenter (Switchs e Routers), seja pelo contrato do provedor de serviço com a DataCenter ou até mesmo pelo Hardware do Servidor. Ninguém pode garantir tráfego ilimitado, pois é um valor “irreal”, tudo tem um limite.

Estas empresas vivem na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. Por vezes os clientes vão pagar muito mais por um plano com tráfego ilimitado na empresa X do que um com limites e na realidade, o plano na empresa Y com limite de tráfego chegar-lhe-ia perfeitamente. Para além disso estaria a poupar dinheiro e teria provavelmente um serviço com melhor suporte, qualidade e tempo de resposta.

Não se deixem enganar, o tráfego ilimitado não existe. Um destes dias irei também escrever um artigo sobre o “espaço ilimitado“.

Actualizado (26/08/2013): A WebTuga agora oferece Tráfego Ilimitado: Saiba como aqui.

26 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo, esta é uma realidade que muitos ainda procuram… talvez por falta de informação.

    Mais uma vez parabens por este artigo, certamente irá “abrir os olhos” a muita gente.

    Cumprimentos

  2. Excelente artigo, esta é uma realidade que muitos ainda procuram… talvez por falta de informação.

    Mais uma vez parabens por este artigo, certamente irá “abrir os olhos” a muita gente.

    Cumprimentos

  3. @Forum Yamaha

    Um dia destes irei escrever um texto sobre o espaço ilimitado e irei tentar ser tão informativo como irónico 🙂

  4. @Forum Yamaha

    Um dia destes irei escrever um texto sobre o espaço ilimitado e irei tentar ser tão informativo como irónico 🙂

  5. Raio do marketing… custava muito terem as coisas bem explicadas, e venderem o que realmente fornecem?
    Se tivessemos o sistema juridico dos EUA, era logo processos em cima de todos os que anunciam essas coisas sem cumprir…

  6. Raio do marketing… custava muito terem as coisas bem explicadas, e venderem o que realmente fornecem?
    Se tivessemos o sistema juridico dos EUA, era logo processos em cima de todos os que anunciam essas coisas sem cumprir…

  7. Parabéns pela qualidade das informações que utilizou. Realmente nunca fui muito de acreditar em espaço ou largura de banda ilimitados. Como você muito bem afirmou no artigo, tudo tem um limite. Ainda mais quando o assunto é este sobre hospedagens.

    Agora sim tenho certeza de que “ilimitações” não existem, hehe.

    Um grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho!

  8. Parabéns pela qualidade das informações que utilizou. Realmente nunca fui muito de acreditar em espaço ou largura de banda ilimitados. Como você muito bem afirmou no artigo, tudo tem um limite. Ainda mais quando o assunto é este sobre hospedagens.

    Agora sim tenho certeza de que “ilimitações” não existem, hehe.

    Um grande abraço e parabéns pelo ótimo trabalho!

  9. Eu possuo um site que tem um grande consumo de banda e confirmo que estes planos que ofererecem transferencia de banda ilimitada são ilusão e dor de cabeça na certa.

    Concordo com este artigo é muito bom! E explica claramente o que ocorre.

    Meu site tem pouco mais de 1/2 terabyte de transferencia de banda mensal e nenhum servidor que oferece estas vantagens seguraram o site.

    O primeiro servidor que tentei foi o Plugin no qual só me deu trabalho e meu site só ficava fora do ar pelo fato da transferencia de banda do meu site ser grande, e os inexperiente “helpdesks” ainda colocam a culpa na aplicação do site.

    São horas disperdiças com “helpdesks” e diversos chamados abertos para no final vc transferir de servidor,

    Infelismente a unica opção é um servidor dedicado que é caro, mas que você tem o total controle do servidor.

    Resumindo … taxa de transferencia ilimitada destes planos baratos oferecidos é pura ilusão e deveria existir um fiscalização e punição destas empresas que oferecem uma super hospedagem, mas que não cumprem com o que foi contratado.

  10. Bem tenho vários sites na Servage, eles pelo menos nesse aspecto não enganam… mas dizem 7500 GB por mês… mas é preciso ir ver os avisos legais para perceber que na verdade são 250 GB por dia… é verdade que a maioria das empresas não oferece isso por mês quanto mais por dia. E nunca gastei os 250 GB por dia, para ver se não me fechavam logo a conta com alguma desculpa.
    Embora tenha havido uns dias que andou a gastar tipo 10 GB por dia porque algum idiota lembrou-se de apontar para uma imagem no servidor e aquilo é que foi sugar tráfego que não desaparecia nem depois de ter tirado a imagem, de tal forma que só apagado o site resolvi o problema (e tentei de tudo) e nem sequer fui notificado pela empresa, tudo na boa como se não se passa-se nada, nem teria sabido nada se não fosse ao painel de controlo e repara-se naquele súbito aumento sem razão aparente.

    Ilimitado, como dizia alguém é em algumas empresas que alugam servidores dedicados… e actualmente não vejo quase nenhuma a dar tráfego ilimitado, andam nos 1/ 2/ 3 TB e mais raramente 4/ 5 TB… pelo menos nos planos standard… claro que algumas tem a opção de ter por exemplo uma ligação de 100 Mbit/s sem limites mas são logo mais $1575 por mês xD Na LiquidWeb fiz lá uma simulação e pode custar $1861.00 por mês… mas com o limite de 4 TB, os mesmos 100 Mbits já fica em $286.00 por mês, ou com uma ligação de 1 Gigabit com os mesmos 4 TB de limite $386.00 por mês.

    Percebe-se então que algumas empresas de alojamento possam oferecer tráfego ilimitado aos seus clientes, afinal de contas $1575 por mês, é muito dinheiro extra mas muitas empresas tem investidores com muito dinheiro e podem dar-se a esse luxo… e repassar esse benefício para os seus clientes. Quando algumas empresas dizem tráfego ilimitado podem estar a falar a verdade… contudo é quase impossível um site criar esse imenso tráfego sem ter impacto no servidor e é aí que quase todos pegam para cortar na casaca…. excepto é claro se for um servidor dedicado só para esse site. Afinal de contas alguém que gera 10 TB de tráfego por mês por exemplo deve precisar de um servidor privado de qualquer das formas :p

  11. PARABENS PELO POST.  TUDO MUITO BEM EXPLICADO.  VOCÊ TEM UM INDICAÇÃO DE UM BOM VPS?  GOSTARIA DE INICIAR COM UM VPS E DEPOIS PASSAR PARA UM DEDICADO.

  12. Joao precisava mais informaçao acerca deste tema…vejo que tens algum conhecimento aguardo feed back

  13. Excelente esclarecimento sobre o assunto parabéns pelo ótimo conteúdo
    Cheguei ao seu conteúdo pensando em outro sentido da palavra trafego ilimitado mas foi bem esclarecedor para mim seu artigo obrigado mesmo. Tenho um artigo a respeito de trafego ilimitado mas em outro sentido

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.