Registo de Domínios .PT liberalizado – DNS.PT

Dominios .PT

A Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), organização que gere os domínios de topo country-code de Portugal, comunicou ontem a todas as registrars que a partir do dia 1 de Maio todas as pessoas singulares e colectivas poderão registar os seus domínios .PT sem a necessidade de uma base para o registo dos mesmos.

Este anúncio marca assim a liberalização dos domínios .PT, tal como tem acontecido a outros domínios Country-Code de países da Europa nos ultimos tempos, possibilitando um aumento do número de domínios .PT registados e também a facilidade de registo.

Neste momento apenas Pessoas Singulares detentoras de Registo de Marcas Verbais, Pessoas Colectivas, Empresários em Nome Individual e Profissionais Liberais estavam permitidos a efectuar o registo de domínios .PT.

Irá, a partir do dia 1 de Março, ser aplicada uma nova regulamentação para registo de domínios .PT sendo dado um prazo de Sun Rise de 60 dias para que as entidades que ainda não o tenham feito, registem os seus domínios antes que estes possam ser registados por qualquer pessoa, de forma a protegerem as suas marcas e designações comerciais.

Irão manter-se no entanto as limitações de registo de domínios com nomes geográficos e ser implementadas regras que permitam promover o respeito pelos direitos adquiridos, evitando o registo abusivo de domínios .PT que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade.

Qualquer conflito existente relacionado com os nomes de domínios, poderá ser resolucionado recorrendo ao centro de artitragem ARBITRARE, tal como anteriormente.

Mantêm-se ainda as condições técnicas para o registo de domínios .PT, sendo necessário um servidor primário correctamente configurado de forma autoritativa para que os domínios sejam delegados.

Existem neste momento cerca de 126 mil domínios .PT delegados, estimando-se um aumento significativo dos registos assim que estes forem liberalizados.

Com estas alterações, acabam também os sub domínios de topo .PT como por exemplo os nome.pt, net.pt, int.pt e publ.pt.

Mediante estas alterações a WebTuga informa todos os clientes que tem nos ultimos dias aplicado esforços para facilitar o registo de domínios .PT aos seus clientes, estando a preparar o lançamento de uma campanha para esclarecer todas as duvidas aos seus clientes acerca de qualquer assunto relacionado.

Deixamos também disponível a regulamentação que entrará em vigor a 1 de Março para que possa obter mais informação detalhadas: