Liberalização dos Domínios .PT e Pré-Registo

Alojamento Web SSD

WebTuga Dominios .PT

Estimado cliente,

A WebTuga, Lda vem por este meio notificá-lo acerca das alterações no registo de domínios anunciadas pela entidade Registry FCCN/DNS.PT.

Segundo o comunicado da FCCN, o registo de domínios .PT irá a partir do dia 1 de Maio ser liberalizado, possibilitando ao contrário do que acontecia até à data, o registo de domínios .PT por parte de qualquer pessoa/entidade.

A nova regulamentação entrou em vigor no dia 1 de Março, existindo um período Sunrise de 60 dias para que as entidades que cumpram actualmente os requisitos para o registo de um domínio .PT o possam fazer, sem correrem o risco do seu domínio ser registado por outra pessoa/entidade.

Poderá consultar a nova regulamentação no seguinte endereço: https://www.dns.pt/regras-de-dominios

Período Sunrise

Durante o período de Sunrise, os domínios registados poderão também coincidir ou ser abreviatura do nome da pessoa colectiva, ou organismo público em causa ou ainda coincidir com a designação constante no título do direito anteriormente constituído, como sejam a título exemplificativo: marca registada, podendo esta ser também marca mista, nome de estabelecimento, logotipo, nome profissional ou artístico, publicação periódica, etc.

É ainda possível a pessoas singulares registarem o domínio .PT em que conste pelo menos dois elementos do seu nome/apelido, conforme o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

A DNS.PT disponibilizou no seu site informação acerca dos direitos constituídos válidos para registo de domínios neste período:

https://www.dns.pt/periodo-de-sunrise

Liberalização dos Domínio .PT – 1 de Maio

Posteriormente, a partir de 1 de Maio, será já possível a qualquer pessoa o registo de domínios .PT, não podendo no entanto o nome do domínio corresponder a palavras ou expressões contrárias à lei, à ordem pública ou bons costumes.

Continuará também a não ser possível registar domínios que correspondam a um nome de âmbito geográfico e que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade.

Pré Registo de Domínios .PT

A WebTuga irá aceitar o pré-registo de domínios .PT, definindo condições comerciais especiais para este processo.

Neste momento foi implementado o protocolo EPP Protocolo Registry – Registrar, proporcionando assim uma maior facilidade para a gestão dos domínios .PT e um registo automatizado dos mesmos junto da DNS.PT.

Para as Pre-Reservas de domínios, deverá ser utilizado o cupão “predominiopt“, oferecendo um desconto de 5€ na primeira anuidade do registo do domínio, ficando a pré-reserva e registo por 1 ano por apenas 15€ já com IVA incluído, vigorando posteriormente o custo para a renovação tal como indicado no nosso site.

Abaixo seguem os items das condições especiais para as Pré-Reservas de Domínios .PT:

  • A WebTuga irá aceitar o pré-registo de domínios .PT a partir do dia 1 de Março até ao fim do dia 30 de Abril de 2012;
  • Apenas serão aceites válidas como pré-reservas as encomendas em que for utilizado o cupão “predominiopt“, sendo as restantes encomendas processadas pelo método habitual e registados os domínios conforme a regulamentação em vigor durante o período Sunrise;
  • A Pre-Reserva torna-se válida apenas após a confirmação do pagamento, sendo os registos efectuados posteriormente no dia 1 de Maio por ordem de liquidação;
  • Não é garantido que o registo do domínio seja concluído com sucesso, no entanto serão utilizados processos automáticos através do protocolo EPP para que estes sejam processados assim que der entrada a nova regulamentação a 1 de Maio;
  • Caso não seja possível registar o domínio reservado, o montante poderá ser utilizado para o registo de outro domínio ou adicionado como crédito na conta de cliente;

Para efectuar a pré-reserva do seu domínio .PT, deverá utilizar o endereço abaixo:

Pré-Registo de Domínios .PT

Adicionalmente publicamos um documento com as questões mais frequentes relativamente ao período de Sun Rise e Liberalização dos Domínios .PT, podendo o mesmo ser consultado no seguinte endereço:

Questões Frequentes – Liberalização dos Domínios .PT

Caso tenha alguma questão poderá entrar em contacto directamente com o nosso departamento de Apoio ao Cliente.

2 COMENTÁRIOS

  1. utilizava o preregisto se devolvessem o dinheiro como fazem outros registars e não ficasse retido para utilizar em serviços vossos.

  2. Boa noite,

    Poderá entrar em contacto com o nosso departamento comercial para que a sua sugestão seja analisada. Certamente encontraremos uma solução para si.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.