Liberalização dos Domínios .PT e Pré-Registo

Alojamento Web SSD

WebTuga Dominios .PT

Estimado cliente,

A WebTuga, Lda vem por este meio notificá-lo acerca das alterações no registo de domínios anunciadas pela entidade Registry FCCN/DNS.PT.

Segundo o comunicado da FCCN, o registo de domínios .PT irá a partir do dia 1 de Maio ser liberalizado, possibilitando ao contrário do que acontecia até à data, o registo de domínios .PT por parte de qualquer pessoa/entidade.

A nova regulamentação entrou em vigor no dia 1 de Março, existindo um período Sunrise de 60 dias para que as entidades que cumpram actualmente os requisitos para o registo de um domínio .PT o possam fazer, sem correrem o risco do seu domínio ser registado por outra pessoa/entidade.

Poderá consultar a nova regulamentação no seguinte endereço: https://www.dns.pt/regras-de-dominios

Período Sunrise

Durante o período de Sunrise, os domínios registados poderão também coincidir ou ser abreviatura do nome da pessoa colectiva, ou organismo público em causa ou ainda coincidir com a designação constante no título do direito anteriormente constituído, como sejam a título exemplificativo: marca registada, podendo esta ser também marca mista, nome de estabelecimento, logotipo, nome profissional ou artístico, publicação periódica, etc.

É ainda possível a pessoas singulares registarem o domínio .PT em que conste pelo menos dois elementos do seu nome/apelido, conforme o Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.

A DNS.PT disponibilizou no seu site informação acerca dos direitos constituídos válidos para registo de domínios neste período:

https://www.dns.pt/periodo-de-sunrise

Liberalização dos Domínio .PT – 1 de Maio

Posteriormente, a partir de 1 de Maio, será já possível a qualquer pessoa o registo de domínios .PT, não podendo no entanto o nome do domínio corresponder a palavras ou expressões contrárias à lei, à ordem pública ou bons costumes.

Continuará também a não ser possível registar domínios que correspondam a um nome de âmbito geográfico e que induzam em erro ou confusão sobre a sua titularidade.

Pré Registo de Domínios .PT

A WebTuga irá aceitar o pré-registo de domínios .PT, definindo condições comerciais especiais para este processo.

Neste momento foi implementado o protocolo EPP Protocolo Registry – Registrar, proporcionando assim uma maior facilidade para a gestão dos domínios .PT e um registo automatizado dos mesmos junto da DNS.PT.

Para as Pre-Reservas de domínios, deverá ser utilizado o cupão “predominiopt“, oferecendo um desconto de 5€ na primeira anuidade do registo do domínio, ficando a pré-reserva e registo por 1 ano por apenas 15€ já com IVA incluído, vigorando posteriormente o custo para a renovação tal como indicado no nosso site.

Abaixo seguem os items das condições especiais para as Pré-Reservas de Domínios .PT:

  • A WebTuga irá aceitar o pré-registo de domínios .PT a partir do dia 1 de Março até ao fim do dia 30 de Abril de 2012;
  • Apenas serão aceites válidas como pré-reservas as encomendas em que for utilizado o cupão “predominiopt“, sendo as restantes encomendas processadas pelo método habitual e registados os domínios conforme a regulamentação em vigor durante o período Sunrise;
  • A Pre-Reserva torna-se válida apenas após a confirmação do pagamento, sendo os registos efectuados posteriormente no dia 1 de Maio por ordem de liquidação;
  • Não é garantido que o registo do domínio seja concluído com sucesso, no entanto serão utilizados processos automáticos através do protocolo EPP para que estes sejam processados assim que der entrada a nova regulamentação a 1 de Maio;
  • Caso não seja possível registar o domínio reservado, o montante poderá ser utilizado para o registo de outro domínio ou adicionado como crédito na conta de cliente;

Para efectuar a pré-reserva do seu domínio .PT, deverá utilizar o endereço abaixo:

Pré-Registo de Domínios .PT

Adicionalmente publicamos um documento com as questões mais frequentes relativamente ao período de Sun Rise e Liberalização dos Domínios .PT, podendo o mesmo ser consultado no seguinte endereço:

Questões Frequentes – Liberalização dos Domínios .PT

Caso tenha alguma questão poderá entrar em contacto directamente com o nosso departamento de Apoio ao Cliente.

2 COMENTÁRIOS

  1. utilizava o preregisto se devolvessem o dinheiro como fazem outros registars e não ficasse retido para utilizar em serviços vossos.

  2. Boa noite,

    Poderá entrar em contacto com o nosso departamento comercial para que a sua sugestão seja analisada. Certamente encontraremos uma solução para si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.