ICANN dá início ao processo de pedido de novos gTLDs

ICANN

A ICANN, organização responsável pela gestão dos Top Level Domains, iniciou hoje a fase de aceitação de pedidos para Applications de novos domínios de topo genéricos personalizados.

Será um início de uma nova era no que toca aos endereços de domínios na Internet, possibilitando a que grandes empresas, marcas e organizações tenham o seu próprio TLD.

O registo de novos TLDs irá depender de uma pré-aprovação, no entanto será bem possível que no futuro vejamos domínios como ipod.apple, ipad.apple, em vez de apple.com, por exemplo.

As aplicações para registos de novos TLDs serão aceites até ao dia 12 de Abril e serão posteriormente avaliadas durante o resto do ano. Estima-se que apenas no próximo ano irão aparecer os primeiros TLDs personalizados.

O processo de aplicação tem um custo de 185 000$ (Dólares Americanos) e uma taxa de manutenção anual de 25 000$, pelo que este factor limitará à partida o número de pedidos.

Caso o processo não seja aceite, é possível que a entidade que fez a aplicattion não venha a reaver a totalidade do valor investido, pelo que a ICAAN publicou um artigo acerca dos Beneficios e Riscos de Operar um novo gTLD.

Aqueles que pretenderem ter o seu próprio domínio personalizado, deverão considerar efectuar o pedido do mesmo através do processo TLD Application System (TAS) estipulado pela ICANN .