Como configurar o AutoDJ

AutoDJ Todos os nossos planos de Rádio Online incluem uma solução para AutoDJ. Dependendo do plano em questão, irá ter acesso a um servidor FTP com determinado espaço para colocar músicas que serão reproduzidas automaticamente na sua rádio quando activar o serviço AutoDJ.

Poderá também verificar o nosso artigo Configurar o AutoDJ no CentovaCast que contém um vídeo demonstrativo deste processo.

Prepare a sua lista de Músicas (mp3)

Deverá seleccionar uma lista de músicas que pretende que sejam reproduzidas na sua rádio através do AutoDJ e posteriormente certificar-se que todos os ficheiros mp3 têm os mesmos valores de bitrate/samplerate/channels.

Caso contrário os seus ouvintes irão ter problemas com a maioria dos reprodutores que não suportem streamings com diferentes bitrate ou samplerates misturados.

Poderá obter este resultado enviando todas as suas músicas para um software como o Audacity e convertendo-as para o mesmo bitrate / samplerate / channels antes de as enviar para o servidor.

Recomendamos que utilize o mesmo valor de bitrate que utiliza para reprodução em tempo real (através do Sam Broadcaster, etc) para evitar problemas com os ouvintes que se mantenham ligados quando activa ou desactiva o AutoDJ.

Envie as músicas para o Servidor via FTP

Agora que tem todas as músicas com as mesmas caracteristicas a nível de bitrate, channels e samplerate, será necessário enviá-las para o servidor.

Para enviar as músicas para o servidor, irá necessitar de utilizar um cliente FTP.

Existem diversos clientes de FTP que poderá utilizar, no entanto a WebTuga recomenda a utilização do FileZilla, visto que é um cliente FTP gratuito e multi-plataforma.

Após iniciar o cliente de FTP, terá que preencher os dados para acesso ao servidor, sendo eles o Anfitrião (Host), o Nome de Utilizador (Username) e a Palavra-passe (Password).

Estes dados são os mesmos que utiliza para aceder ao Painel de Controlo do seu serviço de rádio:

Host/Anfitrião: radio.webtuga.pt ou o IP da Rádio
Username: O username que utiliza para aceder ao CentovaCast
Password: Password que utiliza para aceder ao CentovaCast

A porta de acesso é a default para ligações FTP (21), não sendo necessário preencher o campo. (Aviso: A Porta de acesso ao servidor FTP, não é a mesma porta onde a sua rádio é executada no servidor. Deverá deixar este valor em branco para evitar problemas no acesso.)

Assim que preenchidos os dados de autenticação FTP, deverá aceder à pasta “media” no servidor FTP e arrastar todas as músicas para essa pasta.

Atenção: Todas as músicas deverão ser enviadas para a pasta media, caso contrário irá prejudicar o funcionamento da sua rádio e comprometer o funcionamento do sistema AutoDJ.

Activar AutoDJ no CentovaCast

Assim que concluir o envio de todas as músicas para o servidor, deverá aceder ao Painel de Controlo CentovaCast e parar a sua rádio, clicando na opção “Parar Servidor”.

De seguida aceda ao menu “Configurar Servidor“, seleccione a aba “AutoDJ” e na configuração Estado do AutoDJ indique a opção “Permitido e Activado”.

Irá agora verificar que se encontram dois novos menus na barra lateral, sendo eles “Biblioteca de Mídia” e “Administrar Playlists“.

Gerir Playlists no CentovaCast

Uma vez que foram enviadas novas músicas para o servidor, será necessário actualizar as faixas que se encontram indexadas. Para tal bastará clicar em “Biblioteca de Mídia” e posteriormente em “Actualizar biblioteca de mídia“.

Volte novamente à página “Biblioteca de Mídia” e organize as suas playlists, arrastando no painel as músicas para as playlists na coluna à esquerda.

Assim que tiver adicionado músicas nas suas playlists, deverá clicar no botão “Retornar para o painel de controlo”.

Agora que já enviou as músicas para o servidor, actualizou as faxas indexadas e associou-as às respectivas playlists, o processo está praticamente concluído.

Iniciar AutoDJ no CentovaCast

Clique em Iniciar Servidor e o autoDJ irá arrancar automaticamente com o servidor.

Caso pretenda efectuar emissão em tempo real, bastará posteriormente aceder ao CentovaCast e clicar na opção “Desactivar Fonte“. Após terminar a emissão, aceda novamente ao Painel de Controlo e clique em “Activar Fonte“.

Só é necessário proceder a esta activação/desactivação manualmente caso a sua rádio seja Shoutcast. No caso de rádios IceCast este processo é feito automaticamente.